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Em busca de diferenciais tecnológicos alinhados às principais tendências de TI, CRN Brasil lista 18 fabricantes que prometem oportunidades
A CRN nunca se pautou por dizer o óbvio. Então, iremos descartar toda a explanação sobre a atual rapidez dos ciclos de tecnologia e a importância do posicionamento inovador, que, a essas alturas, devem ser bem compreendidas pelos leitores. Vamos ao que interessa. Nas mudanças radicais de mercado que vivemos, por que é que os canais não antecipam às tendências e saem à procura de novas marcas para trabalhar?
Fornecedores tradicionais costumam ser reativos ao mercado, correndo atrás das inovações e, quando não conseguem, compram uma start up. É uma política consagrada e, na verdade, não há nada de mal nisso. Mas, por que não se antecipar e descobrir onde estão as tecnologias que irão chacoalhar o mercado nos próximos anos?
Para aplacar essas dúvidas, a reportagem de CRN Brasil elaborou uma lista das marcas emergentes no mercado de tecnologia. Usamos todo o conhecimento acumulado sobre os paradigmas que cercam o setor de TI, além de nosso foco extremo na importância do canal como fomentador dessa cadeia produtiva. Confira a relação e corra para seu próximo parceiro.
1) Aruba Networks
Site: www.arubanetworks.com
Ano de fundação: 2002
Principal produto: soluções de wireless LAN para mobilidade empresarial;
Diferencial: pacote completo para adoção de mobilidade, com escalabilidade, segurança e centrada no usuário;
Clientes-alvo: empresas que precisam de grandes coberturas sem fio e têm muitos funcionários que trabalham em mobilidade;
Atuais parcerias no Brasil: há cerca de 40, entre elas: MCP Informática, ISH informática, First Tech, Telesul, Synergy, Symmetry e Morphus;
Parceiro de venda ideal: revendas, integradores e distribuidores que trabalham com soluções de networking e mobilidade.
2) NetgearSite: www.netgearpower.com.br
Ano de fundação: 1996
Principal produto: a empresa tem uma linha completa, mas as soluções de business networking têm se destacado no mercado;
Diferencial: confiança na tecnologia, lançamentos constantes e preço acessível têm conquistado clientes no mundo todo;
Clientes-alvo: empresas de qualquer tamanho que precisem de soluções de conectividade;
Parceiro de venda ideal: revendas autorizadas, canais especializados em networking, lojas online e varejo.
3) 2X Software
Site: www.2x.com
Ano de fundação: 2004
Principal produto: thin client e application server voltados à cloud computing;
Diferencial: unir conceitos consolidados de virtualização com a nova onda da computação em nuvem;
Clientes-alvo: empresas de todo porte que queiram centralizar o processamento e o gerenciamento da TI, enxugando custos da área;
Atuais parcerias no Brasil: não há;
Parceiro de venda ideal: qualquer canal que tenha clientes procurando corte de custos e que não temam a cloud computing.
4) Fast Soft Site: www.fastsoft.com
Ano de fundação: 2006
Principal produto: soluções para acelerar o uso da Web;
Diferencial: a tecnologia da empresa dá ganhos de velocidade que chegam a 500%, em alguns casos;
Clientes-alvo: empresas com operações de e-business, loja virtual ou grande uso da web para troca de dados;
Atuais parcerias no Brasil: distribuída com exclusividade pela Allier, que conta com 10 revendas;
Parceiro de venda ideal: canais com clientes que usam largamente a web ou que queiram aumentar o portfólio de soluções para e-business.
5) F5 Networks
Site: www.f5networks.com.br
Ano de fundação: 1996
Principal produto: linha completa para Application Delivery Networking;
Diferencial: gerenciamento facilitado da distribuição de cargas dos aplicativos e controles para menor consumo da infraestrutura;
Clientes-alvo: empresas com grandes estruturas de TI;
Atuais parcerias no Brasil: cerca de 50. Em setembro, o programa de canais foi reformulado;
Parceiro de venda ideal: canais voltados ao mercado corporativo.
6) Ruckus WirelessSite: www.ruckuswireless.com
Ano de fundação: 2004
Principal produto: sistemas para wireless LAN e triple-play em telecomunicações;
Diferencial: a ampla gama de produtos e o foco na convergência de mídias baseada em redes sem fio;
Clientes-alvo: grandes e médias empresas com necessidade de mobilidade, operadoras de telecom e possíveis players futuros de convergência, IPTV etc;
Atuais parcerias no Brasil: cerca de 10;
Parceiro de venda ideal: canais com foco em médias empresas e que queiram aumentar o portfólio com uma marca típica da convergência digital.
7) RiverbedSite: www.riverbed.com/br/
Ano de fundação: 2002
Principal produto: soluções de aceleração de rede WAN;
Diferencial: combinação sob uma única marca de aceleração de protocolos, redução de carga e otimização das aplicações que trafegam na rede;
Clientes-alvo: empresas que utilizam WAN e querem agilizar o tráfego de dados com uma solução completa;
Atuais parcerias no Brasil: cerca de 10 revendas, mas com expansão prevista;
Parceiro de venda ideal: canais que possam investir em capacitação para ter soluções de WAN e trabalhar nesse mercado de alto valor agregado.
8) Teneros
Site: www.teneros.com
Ano de fundação: 2003
Principal produto: solução para recuperação de dados em ambiente Microsoft Exchange e outros produtos para continuidade dos negócios;
Diferencial: traz maior confiabilidade, tem instalação mais rápida e preço mais competitivo que os cluster usados normalmente;
Clientes-alvo: médias e grandes empresas que usam a plataforma Exchange como ferramenta de troca de informações estratégicas;
Atuais parcerias no Brasil: cerca de 10;
Parceiro de venda ideal: integradores e revendas com foco em médias e grandes corporações.
9) IoSafeSite: www.iosafe.com
Ano de fundação: 2004
Principal produto: IoSafe Solo, HD externo com sistemas de segurança;
Diferencial: solução de segurança e disaster recovery com proteção radical contra fogo e água, sem que o revestimento comprometa o resfriamento;
Clientes-alvo: pequenas e médias empresas que precisam de storage seguro para documentos, imagens e vídeo;
Atuais parcerias no Brasil: vendas pela representação regional www.iosafe.com.br
Parceiro de venda ideal: canais que trabalham com produtos para segurança de dados, com clientes potenciais em empresas que geram demanda por storage.
10) Acumatica
Site: www.acumatica.com
Ano de fundação: 2006
Principal produto: suíte integrada de gerenciamento de software e ERP web-based;
Diferencial: foco em integrar o ERP e os softwares corporativos com a plataforma web, sem que isso pareça oportunismo de late adopter;
Clientes-alvo: pequenas e médias empresas que entraram na onda do ERP já na consolidação da web;
Atuais parcerias no Brasil: não há;
Parceiro de venda ideal: integradores voltados ao mundo dos sistemas de gestão e com foco em pequenas e médias empresas.
11) Adaptive PlanningSite: www.adaptiveplanning.com
Ano de fundação: 2003
Principal produto: soluções “on-demand” para orçamento, planejamento e reporting;
Diferencial: oferta de um dos principais módulos de gerenciamento para as empresas no formato de SaaS (software como serviço);
Clientes-alvo: empresas que já passaram a fase do ERP e estão interessadas em diminuir custos na gestão financeira;
Atuais parcerias no Brasil: ODE Peopleware;
Parceiro de venda ideal: integradores familiarizados com os sistemas de gestão e com clientes que queiram apostar em SaaS.
12) Alloy Software
Site: www.alloy-software.com
Ano de fundação: 2002
Principal produto: Alloy Navigator, uma solução de gerenciamento da TI baseada nos princípios do ITIL. Há outros softwares de controle de infraestrutura de TI.
Diferencial: adequar naturalmente a complexidade da governança do ITIL em uma solução de controle da TI.
Clientes-alvo: grandes e médias empresas que são pressionadas de alguma forma para ter governança de nível mundial em TI;
Atuais parcerias no Brasil: AGTech e Targetware;
Parceiro de venda ideal: integradores e revendas de valor agregado que possuem intimidade com ITIL.
13) Aster Data SystemsSite: www.asterdata.com
Ano de fundação: 2005
Principal produto: Aster nCluster, um banco de dados analítico em SQL;
Diferencial: grande poder de escalabilidade e capaz de rodar em cluster de servidores comuns;
Clientes-alvo: grandes empresas com data warehouse e data centers;
Atuais parcerias no Brasil: não há;
Parceiro de venda ideal: provedores de soluções com foco em banco de dados de grande porte.
14) Atalasoft
Site: www.atalasoft.com
Ano de fundação: 2000
Principal produto: Vizit SP, solução de visualização de documentos para SharePoint e o DotImage;
Diferencial: adiciona facilidades para o SharePoint lidar com imagens e possui amplo um kit de ferramentas para desenvolvedores .NET;
Clientes-alvo: empresas que começam a usar plataformas de troca de informações e colaboração baseadas no SharePoint;
Atuais parcerias no Brasil: Iteris e alguns desenvolvedores .NET;
Parceiro de venda ideal: provedores de soluções de colaboração.
15) ZmandaSite: www.zmanda.com
Ano de fundação: 2005
Principal produto: Zmanda Recovery Manager para MySQL e Zmanda Cloud Backup;
Diferencial: soluções de backup específicas para a nova aquisição da Oracle e para o emergente mercado de cloud computing do Amazon S3;
Clientes-alvo: pequenas e médias empresas que adotam tais soluções de banco de dados e cloud;
Atuais parcerias no Brasil: alguns desenvolvedores Linux trabalham com o produto;
Parceiro de venda ideal: canais que tenham afinidade com cloud e software livre e com clientes no SMB.
16) GloStream
Site: www.glostream.com
Ano de fundação: 2005
Principal produto: gloEMR, registros médicos eletrônicos;
Diferencial: adota o padrão Microsoft Office e, nos Estados Unidos, tem feito um bom trabalho com VARs;
Clientes-alvo: empresas do setor de saúde que precisam de maior controle de dados clínicos e processos internos;
Atuais parcerias no Brasil: não há;
Parceiro de venda ideal: canais com atuação no segmento de saúde.
17) Eucalyptus SystemsSite: www.eucalyptus.com
Ano de fundação: 2006
Principal produto: Eucalyptus Enterprise;
Diferencial: software open source para criação de nuvem nas empresas, facilidade de integração com soluções Amazon e Vmware;
Clientes-alvo: pequenas, médias e grandes empresas que queiram contruir suas nuvens em soluções open-source;
Atuais parcerias no Brasil: não há;
Parceiro de venda ideal: canais e desenvolvedores com foco em cloud computing.
18) Akorri Networks
Site: www.akorri.com
Ano de fundação: 2005
Principal produto: BalancePoint, para gerenciamento de infraestrutura virtualizada;
Diferencial: analisa através de várias camadas da virtualização e silos da estrutura para medir e melhorar o funcionamento do sistema;
Clientes-alvo: médias e grandes empresas que precisam de maior controle na virtualização.
Atuais parcerias no Brasil: Syrix e Mainline (parceria global);
Parceiro de venda ideal: canais que trabalham com soluções para operações críticas e virtualização.
por Gilberto Pavoni Junior, especial para CRN Brasil
23/06/2010
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