QUA, 14 DE ABRIL DE 2010 16:20 LUCIANE BERNARDI NOTÍCIAS – INFO & TI

Como parte da estratégia de crescimento para 2010, Orcozol decide otimizar e inovar seu parque e tem planos de expandir de 850 para 1.300 terminais thin clients

Com a necessidade de inovar e otimizar sua infraestrutura tecnológica, a Orcozol, empresa de assessoria e consultoria de cobranças, aderiu à plataforma thin computing da Wyse Technology e a tecnologia de virtualização Citrix, empresas líderes no mercado mundial.

Há mais de 40 anos atuando no mercado de cobranças, a Orcozol atende as maiores instituições financeiras do país. “Nós atendemos grandes grupos financeiros, então precisávamos de um sistema seguro que suportasse nosso volume de dados”, explica Adílio Almeida, consultor de sistemas da Orcozol. Para atender a esta demanda, a empresa deu início a um processo de atualização tecnológica, optando por terminais magros ou thin clients em vez de computadores convencionais embarcados com tecnologias de virtualização de ponta.

São várias as vantagens da plataforma baseada em thin computing, entre elas maior segurança dos dados contra vírus ou ataques de hackers, uma vez que os aplicativos e dados são processados e armazenados nos servidores e não nos terminais. Outro importante benefício é sua redução de energia elétrica, sendo 40% menor que um desktop convencional, já que o terminal magro não possui peças móveis e também não precisa de sistema de ventilação. E com a combinação do processamento dos dados centralizado nos servidores, permitido pela solução XenApp, da Citrix, o gerenciamento de toda a rede torna-se muito mais simples.

A princípio, os thin clients seriam implementados apenas na nova unidade, que concentra o setor de atendimento. Porém, como parte da estratégia de crescimento para 2010, a empresa decidiu expandir a virtualização de dados para as demais áreas. “O projeto começou com 850 thin clients. Até o fim do processo teremos cerca de 1.300 terminais magros Wyse, pois aprovamos o desempenho desses equipamentos e percebemos uma significativa queda no consumo de energia”, ressalta Almeida.

Os thin clients escolhidos combinam design compacto com maior agilidade de processamento dos dados, favorecendo uma economia de espaço físico de até 80% e aumento de produtividade. Ainda, a tecnologia de virtualização que acompanha o dispositivo possibilitou a redução dos custos operacionais com a sensível diminuição da manutenção das máquinas, que agora é feita à distância a partir de um único servidor.

Anteriormente, com o parque de computadores composto por desktops convencionais, a equipe de Tecnologia tinha que ir de máquina em máquina nos casos de atualização de antivírus, aplicativos ou sistema operacional, gerando baixa produtividade e alto custo à empresa.

Com os thin clients, a Orcozol obteve ganho até em seu portal corporativo. A alta disponibilidade de informação e a rapidez das operações adquiridas com o XenApp, agregaram mais qualidade ao serviço online da empresa. A partir de um sistema de gestão de relatórios, os clientes podem acessar documentos e acompanhar, em tempo real, o desempenho de cobrança de cada processo.

O projeto de adoção da plataforma thin computing, desenvolvido pela integradora Solve System, especializada em soluções de virtualização de desktops, é composto por terminais thin clients modelo S10 com solução baseada em ambiente Citrix XenApp Enterprise Edition e Microsoft Windows Remote Desktop Srvcs CAL 2008. O XenApp reduz os custos do gerenciamento de aplicativos em até 50%, entrega qualquer aplicativo instantaneamente para usuários em qualquer lugar e aperfeiçoa a segurança dos aplicativos e dos dados.

Hoje, com a ajuda da tecnologia de virtualização de aplicativos Citrix, a Orcozol administra e monitora todos os seus equipamentos e aplicações de uma forma centralizada. Os chamados de HelpDesk praticamente não existem para este ambiente, pois os usuários possuem acesso somente ao aplicativo WEB da empresa, o que eleva a segurança, produtividade e disponibilidade

Almeida aponta que a escolha pelos thin clients da Wyse foi baseada na comparação com outros terminais magros disponíveis no mercado. “Em conjunto com a Solve System, fizemos algumas avaliações técnicas e constatamos que este thin client tem uma maior durabilidade aliada à alta performance, o que otimizou nosso investimento”, afirma.




http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7041:empresa-de-consultoria-de-cobrancas-investe-em-virtualizacao-e-implementa-850-thin-clients-wyse-com-solucao-citrix-xenapp-enterprise&catid=48:info-ti&Itemid=329

Compartilhar: