HostGator no Ensol 4.0

Publicado por Alessandro Silva: http://blog.hostgator.com.br/eventos/hostgator-no-ensol-4-0/


Entre os dias 6 e 9 de maio de 2010, a HostGator esteve presente na quarta edição doEncontro de Software Livre da Paraíba- Ensol. O evento que é considerado por muitos como um dos maiores da comunidade de Software Livre,  foi realizado na Estação de Cabo Branco, em João Pessoa e contou com a presença de palestrantes do cenário nacional e internacional. Entre as palestras que chamaram minha atenção, estão The World Domination, proferida por Jon Maddog Hall, Diretor Presidente da Linux International, que demonstrou como podemos dominar o mundo com tecnologias livres. Maddog, como gosta de ser chamado, é um dos grandes incetivadores do uso de thinclients, e mostrou como podemos economizar energia e levar  equipamentos com tecnologias convergentes até as casas das pessoas, através do projeto Cauã. Nesse projeto, um thiclient poderá agregar as funções de computador, TV e telefone, todos conectados através de rede sem fio à rede global de computadores. Maddog defendeu a criação de um ecossistema onde as técnicos serão capacitados como Administradores de Sistemas Linux e certificados pelo LPI (Linux Professional Institute) e essas mesmas pessoas oferecerão suporte aos usuários dessas tecnologias, tudo isso com apoio da iniciativa privada. Esse ecossistema prevê a geração de mais de 2 mil empregos, geração de renda, economia de energia e incetivo a adoção de novas tecnologias. Em sua última palestra, Maddog, ilustrou o porquê de iniciar o projeto Cauã, mostrando alguns casos de crianças e adolescentes que, através de um espírito empreeendedor, mudaram de vida se divertindo e ganhando dinheiro com Software Livre.
Eriberto Mota, do Exército Brasileiro, apresentou um tema interessante e complexo sobre investigação forense, o que culminou em uma palestra lotada, cheia de curiosos e nerds de todo os tipos. Rasmus Lerdorf, desenvolvedor da linguagem PHP, supreendeu a todos quando disse que “criou a linguagem PHP, pois, não gostava de programar”. Rasmus disse ainda que desenvolver o PHP possibilitou as pessoas terem acesso aos recursos da web e programarem suas páginas de uma maneira mais fácil e dinâmica. Ryan Ozimek, da Open Source Matters, organização que cuida da parte institucional do Joomla, ilustrou como as comunidades Joomla crescem e se espalham rapidamente pelo mundo. Alexandre Oliva, da Fundação Software Livre América Latina, deu um show ao defender o tema: Copiar e compartilhar em legítima defesa – Sociedade versus Indústria dos Estados Unidos de Pânico. Oliva apresentou as armadilhas impostas pelas patentes de software e indústria de software proprietário contra sociedade e como podemos nos proteger delas.
Resumindo, o Ensol 4.0 foi um sucesso total (de público e de hospitalidade). A comunidade de Software Livre da Paraíba está de parabéns pela organização.
A HostGator está disponibilizando uma galeria com as fotos do evento em:
Compartilhar: