Postado em: maio 21, 2010 Autor: Estradeiro

Atualmente são 133 telecentros implantados em 113 municípios de Mato Grosso. A meta da Setecs é até o fim do ano chegar aos 141 municípios de Mato Grosso.

O objetivo do MT Ação Digital é promover a inclusão social por meio da inclusão digital, ao oferecer acesso gratuito a cursos de informática e internet às comunidades carentes de todo o Estado. Cada unidade é equipada com kits de informática contendo 10 computadores thin client, um servidor e uma impressora.

De 2005 a 2008 Mato Grosso apresentou um crescimento superior a 80% nos acessos à internet. O Programa MT Ação Digital contribuiu para alcançar este índice. Segundo O IBGE, em 2008 33,8% da população de Mato Grosso usou a internet contra apenas 18.3% em 2005. Deste percentual, em 2008, 57,6% usaram o computador no domicílio em segundo lugar, com 36,2%, aparecem as pessoas que utilizaram centros públicos de acesso gratuito ou pago.

Para a implantação dos telecentros é estabelecida uma parceria entre o Estado, que fornece os equipamentos e mobiliário, e as prefeituras, que se encarregam do local e da contratação de funcionários para orientar os usuários. Pelo cronograma da Setecs, os próximos telecentros a serem inaugurados na segunda quinzena de fevereiro são os de Diamantino, Tangará da Serra, Campo Novo e Denise.

Em 2009, além de 50 inaugurações, foram realizadas 13 modernizações e seis ampliações de telecentros. Periodicamente os técnicos da Setecs também realizam um acompanhamento dos trabalhos das unidades, verificando o andamento das atividades e auxiliando na solução de problemas técnicos.

Mais informações no site: www.acaodigital.mt.gov.br

Compartilhar: