Thin Client – O fim dos PCs?

Thin Client fornecido pela Atta TecnologiaAs empresas hoje, independente de seu tamanho, devem ter grande preocupação com um de seus maiores patrimônios, suas informações. Para isto, a migração para a arquitetura utilizando Thin Client pode ser um grande passo para uma informatização inteligente. Nesta arquitetura, o servidor armazena todas as informações corporativas e as distribui de forma virtual aos usuários, garantindo flexibilidade e segurança no gerenciamento do ambiente. Com isto, no lugar dos microcomputadores tradicionais, os usuários utilizam apenas um Thin Client para acessar sua área de trabalho virtual, reduzindo drasticamente os gastos com os constantes problemas das estações de trabalho, sejam por ação de vírus, problemas de hardware ou instalação de softwares indevidos pelos usuários.

Esta arquitetura apresenta ainda um menor custo total de propriedade (TCO), mais segurança, economia de energia, maior vida útil, facilidade de manutenção, gerenciamento e atualização das aplicações, o que permite a empresas de todos os portes alcançarem a eficiência na condução dos processos e significativa redução de custos além de adotar um sistema que minimiza os efeitos negativos no meio ambiente.

Um estudo recente do Gartner Group revela que, dependendo da aplicação e, principalmente, do nível de gerenciamento, o custo total de propriedade de uma arquitetura centralizada em servidores, utilizando thin clients como estações, fica entre 12% e 48% menor do que se a opção for pelos ambientes com PCs nas mesas dos usuários. Por concentrar todos os softwares em um servidor, a instalação, atualização e controle de suas aplicações são centralizadas e executadas uma única vez, sendo replicadas para toda a estrutura da rede automaticamente, fato este que gera grande economia de recursos técnicos, operacionais e de gestão.

Empresas como a Atta Tecnologia, implantam projetos desenhados de acordo com as necessidades de cada empresa, desenvolvendo um modelo de virtualização que atua nos pontos críticos do fluxo de atividades, que inclui desde o levantamento das necessidades da organização, a homologação dos equipamentos além da consultoria técnica para sua implantação.

De acordo com o IDC, a virtualização se transformará em uma prática padrão entre as mil principais corporações do mundo, listadas no ranking Fortune 1.000. Muitas empresas, de diversos portes e setores já vivem essa realidade, contando com toda a segurança e economia que esta arquitetura traz. Vantagens da Arquitetura Thin Client:

Maior gerenciamento e controle das informações Maior gerenciamento e controle das informações
Ganhos de até 40% no custo total de propriedade Ganhos de até 40% no custo total de propriedade
Maior confiabilidade comparado a PCs (MTBF) Maior confiabilidade comparado a PCs (MTBF)
(Thin Client = 175.000 horas x PC = 25.000 horas)
Espaço de trabalho otimizado Espaço de trabalho otimizado
Baixíssimo custo de manutenção Baixíssimo custo de manutenção

Algumas Aplicações:

Estações de trabalho Estações de trabalho
Call center Call center
Laboratórios de faculdades Laboratórios de faculdades
Lojas de departamento Lojas de departamento
Hotéis (internet nos quartos) Hotéis (internet nos quartos)
Chão de fábrica Chão de fábrica
Motivos para adotar a tecnologia Thin Client.

Centralização de Softwares Centralização de Softwares
Optar pela gestão centralizada significa que as novas aplicações e atualizações só têm de ser instaladas uma vez e que a instalação é barata, rápida e fácil.

Economia de Energia Economia de Energia
Economia de cerca de 80% de energia comparado a um PC comum, seja no consumo do próprio equipamento, quanto na redução do consumo de ar condicionado gerado pelo calor emitido, sem falar que indiretamente estará auxiliando com a redução do aquecimento global além da considerável redução da poluição sonora do ambiente.

Segurança Total Segurança Total
Minimize os riscos dos usuários retirarem informações sigilosas de sua empresa.

Modernidade Modernidade
A otimização do espaço de trabalho é fator primordial nos dias de hoje, levando em consideração a qualidade de vida do funcionário e consequente aumento da produtividade.

Compartilhar: