por: http://www.computerworld.com.pt/2010/06/07/thin-clients-beneficiam-pme/

Tecnologia thin client em pequenas empresas pode proporcionar-lhes reduções de custos até 50%.
    As empresas de pequena dimensão poderão beneficiar muito da utilização de thin clients, contrariando assim a ideia pré-concebida de que apenas as grandes organizações são as indicadas para usar estes equipamentos. 
   Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que analisou os efeitos da tecnologia thin client em pequenas empresas, descobrindo que pode proporcionar-lhes reduções de custos de até 50%.
   O estudo, encomendado pelo fabricante de thin clients Thinspace, mostra que esta tecnologia pode reduzir os custos de propriedade em todos os tipos de empresa, sendo que tem o potencial de diminuir os custos de manutenção em 71% e as despesas de capital em 61%. Sobre as conclusões deste estudo, Lisa Layzell, CEO da Thinspace, diz que alguma da poupança proporcionada pode ser ainda maior do que os números mencionados no estudo. “Não analisámos, por exemplo, os custos com formação, mas uma forma que permite reduzir ainda mais custos é pré-configurar o equipamento antes de o entregar no cliente”, sustenta, acrescentando ainda que, do ponto de vista ambiental, o fabrico de thin clients é muito mais positivo do que o dos tradicionais PC.
   Esta responsável admite que existem muitas barreiras à adopção de thin clients por parte das empresas, a maioria das quais de natureza psicológica. “Existe uma relutância em fazer esta mudança, porque muitas empresas pensam que teriam que gastar mais dinheiro, mas a verdade é que as reduções de custos seriam consideráveis”, diz Lisa Layzell.
   Mas, ao que tudo indica, está a crescer o interesse pelos thin clients. A IDC previu recentemente que mais de 1,2 milhões de thin clients serão vendidos em 2010, o que representa um crescimento de 20% face a 2009. E a Thinspace desenvolveu uma calculadora TCO que permite às empresas fazerem uma estimativa sobre as reduções de custos de que beneficiariam se usassem equipamentos thin client.
   Lisa Layzell diz que o crescente sucesso com o modelo de computação pay-as-you-go está a abrir as portas para o mercado dos thin clients e que as empresas não têm razões para temer um aumento nos seus custos.
Notícias Relacionadas
Compartilhar: